3 passos para uma rotina de autocuidado.

3 passos para uma rotina de autocuidado.

Agosto 10, 2021 0 Por benditafrase

Cuidar da gente mesmo pode parecer um desafio em meio à rotina do dia a dia. O que faz com que muitos se esqueçam de uma tarefa de extrema importância: o autocuidado!

Olhar para si com cuidado e afeto, prestando atenção às suas necessidades, nos ajuda a cultivar bem-estar físico e emocional.

Estamos vivendo um cenário totalmente desconhecido. É natural a sensação de confusão, ter medo, sentir sua energia oscilar. Por isso, fortalecer as bases do autocuidado é essencial.

Aqui, compartilhamos algumas sugestões de práticas para inspirar você!

MEDITE

A meditação tem o poder de modular a atividade cerebral e alterar padrões. A meditação é uma prática acessível, não necessita de equipamentos. Além disso, a meditação pode ser realizada em poucos minutos e só precisa de um local silencioso, preferencialmente, onde você se sinta confortável. 

Uma meditação muito potente é a Meditação Ho’oponopono. Na prática, funciona como um mantra para o amor próprio.  A palavra ho’oponopono se traduz aproximadamente como “fazer com que as coisas voltem ao equilíbrio” ou “consertar as coisas”. 

EXERCITE-SE

Fazer atividade física melhora a qualidade do sono, apetite, funcionamento dos intestinos. Ainda melhora a concentração, coordenação motora, equilíbrio e a autoestima.
É muito importante que antes de começar os exercícios você passe por uma avaliação médica. É ele quem vai definir os melhores exercício para você praticar e se existe alguma restrição.

PRATIQUE GRATITUDE

A prática de agradecer pelas coisas, pessoas e acontecimentos da vida ativa as áreas do cérebro ligadas ao prazer e ao afeto. O autocuidado é uma forma de agradecer nossa casa particular por cada segundo de trabalho que nos mantém vivos.  

O sentimento de gratidão pode ser estimulado a partir de pequenas atitudes do dia a dia, como acordar com pensamentos positivos, por exemplo, e ao final do dia refletir sobre as conquistas.

Quando agradecemos por algo ou valorizamos pequenas coisas do dia a dia, acontece a liberação de dopamina e ocitocina, que é um hormônio responsável pela sensação de bem-estar e felicidade!